"Há quem julgue os nossos passos, critique as nossas ações, menospreze os nossos feitos e deboche das nossas conquistas. Há quem não compreenda os nossos ideais, não comungue com os nossos valores mais preciosos, não valorize os nossos esforços nem veja mérito algum na nossa luta. Há o egoísta. O maledicente. O sabotador. O falso amigo. Há quem não concorde com a nossa causa. Há quem não nos incentive no nosso propósito. Há quem não leve a sério os nossos sonhos. Há quem simplesmente não queira o nosso bem.
Ao longo do caminho, pode ser que você se depare com alguém assim. Alguém que não veio para somar na sua vida, mas que, por incrível que pareça, pode te ensinar (e muito!) sobre força, coragem, fé e confiança em si mesmo. Alguém que obviamente você não terá como amigo, mas que te fará sempre se lembrar da importância da amizade e da benção que é poder ter ao nosso lado pessoas que nos incentivam e nos encorajam a seguir em frente, mesmo que a jornada seja repleta de percalços e desafios (muitos deles!), que às vezes nos parecem impossíveis ou difíceis demais de serem vencidos.
Se a graça da vida está na trajetória, cabe somente a nós escolhermos em quem e em quê vamos prestar atenção. Onde, afinal, colocaremos o nosso foco? Naquele que nos diminui, que nos empaca, que nos menospreza, que debocha das nossas conquistas e dos nossos sonhos? Ou naquele que, por outro lado, nos incentiva a sermos o melhor que podemos ser, nos enxerga melhor do que realmente somos e, mesmo que nos faça colocar os pés no chão de vez em quando, nos encoraja a enfrentar os desafios da vida e a lutar por aquilo em que acreditamos?
A escolha é nossa, porque o poder de escolha ninguém pode nos tirar. Ninguém.
Se quer um conselho, no entanto, concentre-se no caminho, não no destino. Tenha a coragem de entrar em ação e lutar pelos seus sonhos, não importa o que digam ou pensem sobre você. E, principalmente, foque no que te faz sorrir, no que te faz melhor, no que te faz crescer e evoluir espiritualmente, mesmo que a trajetória seja longa, labiríntica, arriscada e repleta de desafios.
Queira o risco. Queira o desafio. Queira viver uma vida intensa e apaixonada. Desdobre-se para ser o melhor que pode ser, revire-se do avesso, mostre que o impossível é questão de ponto de vista e, mesmo com medo, mesmo com receio, siga em frente.
Não dê tanta importância assim para a opinião dos outros. Ah... Há quem só consiga sentir poder alimentando-se das nossas fraquezas, dos nossos medos, dos nossos pequenos deslizes. Há quem sinta prazer quando o outro erra.
Mas eu te pergunto: é para essas pessoas que você quer viver? É por elas que você faz as suas escolhas? É por medo do que elas vão pensar ou falar a seu respeito que você continua na zona de conforto?
Veja bem, você pode fracassar, sim. Você pode errar, sim. Pode ser que você se machuque, que sinta dor, que chegue ao fundo do poço e tenha que acreditar em pequenos milagres para recomeçar. Mas é a luta que fará de você o herói da sua própria história.
Porque só vive de verdade quem arrisca. Porque só vive de verdade quem dá a cara à tapa, arregaça as mangas, deixa cicatrizar as feridas. E vai. "
Ana Paula Ramos
http://pequenasepifaniaseoutrosdevaneios.blogspot.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Bem vindo